Uma das oportunidades mais negligenciadas para as pequenas empresas é o SEO (Search Engine Optimization). Tomar um pouco de tempo para entender o que é SEO e como ele pode ajudá-lo a conduzir mais negócios é fundamental para o sucesso do seu negócio. Como proprietário de uma pequena empresa, você tem mais oportunidade de sucesso em SEO do que nunca.
Há seis fundamentos básicos de SEO:
1. Pesquisa de palavra-chave
Selecionar as palavras e frases certas para o conteúdo do site, títulos de página e meta descrições é fundamental para o sucesso de qualquer campanha de Search Engine Optimization no site de seu pequeno negócio. Seu primeiro passo – definidas as palavras-chave ou frases-chave – é escolher a solução de web analytics (como o Google Analytics ou Google Webmaster Tools). Isso irá ajudá-lo a ter uma visão sobre o conteúdo mais popular em seu site, bem como para as palavras-chave que os visitantes estão usando para encontrar o seu conteúdo.
2. Conteúdo
O conteúdo do site da sua pequena empresa é um dos fatores mais importantes para o sucesso de otimização da busca. As páginas que você criar devem fornecer informações valiosas com referência a termos muito específicos (ou seja, suas palavras-chave) e conceitos que são exclusivos para o seu site.
Se você for bem sucedido em tecer suas palavras-chave em textos convincentes (lembre-se de escrever para os seres humanos, não motores de busca), maiores as chances de aumentar a relevância nas buscas . Concentre-se o conteúdo de cada página em uma única frase-chave e tópico.
Tenha como objetivo criar conteúdo para o site o mais frequentemente possível . Para alguns, isso significa todos os dias, mas para outros pode significar uma vez por semana. Conteúdo novo incentiva os motores de busca para indexar o seu site com mais frequência e considerá-lo um valioso colaborador para a internet.
3. Títulos e Meta Tags
A tag título é um pedaço oculto de código em seu site. É visível na barra de título do seu navegador e como o título de um trecho de pesquisa nos resultados dos buscadores. Com uma boa tag de título é mais provável conseguir um clique para o site. A meta tag também é um código HTML que descreve o site. As informações que você fornece em uma meta tag são usada pelos motores de busca para indexar uma página.
4. Link interno
Boa navegação através de seu site não é apenas importante para os seus usuários; motores de busca usam os links dentro de seu site para rastrear e indexar as páginas para as quais os links apontam.
Idealmente, um motor de busca deve começar em sua homepage e ser capaz de indexar a partir daí todo o site. Os buscadores podem indexar vários tipos de links, como links padrão de texto, imagens gráficas com links e mapas de imagem dentro de imagens gráficas. Se o motor de busca não indexa todo o site, grande parte do conteúdo valioso contido nas profundezas nunca vai aparecer em um resultado de pesquisa. É por isso que bons links de texto são importantes. Quanto mais você direção você dá aos motores de busca, mais provável que eles sigam seus links e indexem maiores partes do seu site.
5. Link externo
Obter links de outro site para o seu (link externo) é um dos fatores mais importantes na obtenção de resultados mais altos no ranking de página dos buscadores. Links externos são vistos pelos motores de busca como um voto de confiança e são poderosos indicadores positivos de credibilidade do seu site.
Para o link externo trabalhar a seu favor, ele deve:
- Ser de um website confiável – comprar links vai prejudicar seu desempenho;
- Ser popular, de uma página com bom tráfego;
- Ter conteúdo relevante entre os sites;
- Utilizar palavras-chave no texto âncora (ou seja, o texto que você clica que está ligada ao seu website). Evite o erro comum de usar “Clique aqui” como texto âncora;
- Ser de um site dentro de seu ramo. Por exemplo, se você é um salão de beleza, é melhor obter um link de uma empresa de cabelo bem conhecida em vez de outro segmento.
6. Local e Social
Localização e mídias sociais se tornaram ferramentas valiosas para melhorar o motor de busca do seu site. Sites de mídia social não são apenas uma oportunidade para postar links para seu conteúdo mais recente, mas também para impulsionar o tráfego do site. O link e o tráfego, bem como as interações sociais, como ‘likes’, seguidores e +1s, são vistos como indicadores positivos de valor do seu site pelos buscadores.